segunda-feira , 19 Fevereiro 2018
Home / Destaque / Superintendente do Trabalho mostra experiência de Pernambuco em Manaus

Superintendente do Trabalho mostra experiência de Pernambuco em Manaus

                As novas plataformas lançadas pelo Ministério do Trabalho em 2017 foram o destaque dos debates e palestras do Encontro Nacional de Superintendentes do Ministério do Trabalho, que se encerrou nesta terça-feira (23), em Manaus. A experiência de Pernambuco foi apresentada pelo Superintendente Regional do Trabalho, Geovane Freitas, um dos palestrantes do evento.

Os superintendentes também trocaram experiências sobre práticas adotadas nos estados que melhoraram o atendimento do Ministério do Trabalho. O objetivo foi trocar experiências que ajudam a qualificar os serviços prestados. Neste ponto Pernambuco foi destaque.

Pernambuco foi reconhecido pela consolidação do papel da Superintendência no apoio a execução do Sistema Nacional de Emprego (SINE), através da operação de dezenas de unidades de atendimento por todo o estado; na inspeção do trabalho e no apoio à representação e negociação coletiva do trabalho.

Em relação as políticas públicas de fomento ao emprego e a renda, a SRT de Pernambuco vem realizando um esforço visando um papel mais ativo na agenda do desenvolvimento econômico e social do estado. Entre as principais iniciativas destacam-se o Programa de Fomento à Renda e Agricultura Familiar com oferta de 1.350 vagas de cursos de qualificação profissional em 12 municípios; o Programa de Fomento a Empregabilidade no polo de confecções com 750 vagas; cooperação técnica com 03 municípios para incubação e desenvolvimento de 30 associações; 05 oficinas de empreendimentos de economia solidária, entre outras.

Segundo o Superintendente Regional do Trabalho, Eduardo Geovane Freitas, “para este ano a expectativa é de expansão das atividades, principalmente as de qualificação profissional, fomento a economia solidária e oferta de microcrédito, além da realização da primeira Feira de Empregos do estado”. Ele afirma ainda que “o nosso objetivo é de que a SRT de Pernambuco passe a ser reconhecida como uma instituição chave para o desenvolvimento regional”.

Para Vinicius Lobo, Analista de Políticas Sociais da SRT/PE, “essa iniciativas visam nos integrar à dinâmica dos arranjos produtivos locais, sobretudo aqueles menos estruturados, que, mesmo com pouco acesso às políticas públicas e incentivos, ocupam e geram renda para um contingente significativo de trabalhadores”.

Veja Também

Maia e ministro da Defesa discutem intervenção no Rio

                  O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *